menuCanto
Banco de Imagens
Boletins Médicos
Clipping
Eventos
Notícias
Publicações
Sala de Imprensa
Conselho de Administração do HE é eleito
Consultas
20/11/2009
Press Release - Hospital Espanhol
Com 125 anos, é o único da Bahia com unidade de Stroke e pioneiro na implantação de uma Unidade de Recuperação Neurológica e Cardiológica (URNC).
  • A Instituição

Fundado em 1885, pela Real Sociedade Espanhola de Beneficência – associação de imigrantes espanhóis, oriundos da Galícia e estabelecidos na Bahia – o Hospital Espanhol (HE) é uma instituição referencial do terceiro setor, consolidada ao longo de 125 anos. Atualmente é presidida por Manuel Antas Fraga.

A Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB), associação gestora do HE, tem como metas principais o desenvolvimento de atividades filantrópicas, direcionadas à prestação de assistência médica gratuita para a população carente de Salvador.

  • Responsabilidade Social

Através de parcerias com Organizações Não-Governamentais e com órgãos públicos, a Real Sociedade Espanhola de Beneficência contribui para o funcionamento de Serviços de Saúde em bairros carentes de Salvador como São Caetano, Pirajá, Itapuã, Boca do Rio, Brotas e Águas Claras. Em 2008, o HE promoveu mais de 77 mil atendimentos, entre consultas médicas e procedimentos de enfermagem, bem como atividades de educação em saúde, arte, computação e ginástica para adolescentes e idosos. Cerca de 100 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e terapeutas ocupacionais atuam na assistência aos pacientes assistidos pelos projetos sociais do HE.

Dentre as inúmeras instituições parceiras do HE está a Casa de Apoio e Assistência aos Portadores do Vírus HIV (CAASAH), que há 15 anos abriga temporariamente e apóia crianças e adultos portadores do vírus HIV. O Espanhol também contribui para o funcionamento do Movimento de Reintegração das pessoas atingidas pela Hanseníase (MORHAN).

Mantém, ainda, o Centro da Terceira Idade, onde vivem cerca de 20 idosos – a maioria imigrantes galegos – que foram acolhidos pela RSEB. Este espaço traz 21 leitos, salas de jogos, sala de fisioterapia, refeitório, biblioteca e espaço de convivência. 

  •  SUS (Sistema Único de Saúde)

O Hospital Espanhol é habilitado pelo Ministério da Saúde a prestar atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), nos Serviços de Alta Complexidade em Cirurgia Cardiovascular, Neurocirurgia I e II, Transplante Renal, Busca Ativa de Órgãos, Videocirurgias, Tráumato-Ortopedia, e em exames da Alta Complexidade (Ressonância Magnética, Tomografia Computatorizada, Hemodinâmica e Medicina Nuclear - Cintilografia do Miocárdio e Óssea).

Na área específica da Neurocirurgia Intervencionista, é atualmente o único hospital na Bahia a disponibilizar aos usuários do SUS procedimentos voltados principalmente para correção de aneurismas e de más-formações vasculares, através de técnica minimamente invasiva. Convém ressaltar que a instituição disponibiliza, ainda, a pacientes adultos usuários do SUS, prioritariamente oriundos da rede pública de urgência e emergência, em caráter ambulatorial e inter-hospitalar, exames da alta complexidade em Radiodiagnose (Arteriografias Digitais de Carótidas, Membros Superiores e Inferiores, Aortografia Renal e Angiorressonância), permitindo, assim, o diagnóstico precoce de patologias severas. Dando continuidade à dinâmica do crescimento, o HE desenvolve atualmente junto ao Ministério da Saúde o projeto de implantação do “Programa de Transplante Cardíaco”, visando tornar-se referência também nesta área de grande relevância social no país.

A instituição também oferece à população carente especialidades que são referências no Hospital Espanhol, como o conceituado Serviço de Cirurgia Bariátrica, o primeiro a ser disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na rede hospitalar. Em 2008, foram realizadas 114 cirurgias bariátricas pelo SUS. A pioneira Unidade Neurológica e Cardiológica - dotada com tecnologia de ponta, composta por uma equipe multidisciplinar com neurologistas e cardiologistas intensivistas de plantão para atender os casos de alta-complexidade - é outro destaque do hospital, com serviços oferecidos através do convênio SUS.

O Hospital Espanhol é, ainda, referência na área de transplantes renais, tendo realizado 181 procedimentos de 1993 a 2008. O Serviço de Nefrologia e Hemodiálise da instituição atua junto aos pacientes na prevenção, no controle e no tratamento das enfermidades renais, contando com profissionais de saúde especializados em nefrologia, diálise e transplante renal. É credenciado e habilitado para fazer cirurgia e transplante cardíaco.

Em 2008, o HE realizou 26 procedimentos cirúrgicos, através de convênio com o SUS. Por ser referência em procedimentos de alta complexidade, o Hospital Espanhol foi uma das instituições de saúde do Estado escolhidas para realizar cirurgias bariátricas, ortopédicas e neurológicas, através do Mutirão da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

  • Infra-estrutura

O Hospital Espanhol destaca-se pela equipe de profissionais com larga experiência na área médica e por sua infra-estrutura modelo, alcançada por meio da construção de unidades completas, equipadas com tecnologia de ponta. São elas:

• Emergência geral e cardiológica com Unidade de Dor Torácica, com 25 leitos;
• Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) moderna e humanizada, com 25 leitos;
• Centro Cirúrgico, que atende aos procedimentos de alta-complexidade, com oito salas;
• Unidade Semi-Intensiva, com 10 leitos;
• Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica;
• UTI neonatal, com 12 leitos;
• Laboratório de excelência;
• Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), com ultra-som, tomografia e ressonância magnética de última geração;
• Centro de Investigação Diagnóstica em Cardiologia;
• Centro de Endoscopia Digestiva;
• Medicina Nuclear;
• Serviço de Pneumologia;
• Serviço de Controle de Infecções Hospitalares;
• Laboratório de Anatomia Patológica.

  • Diferenciais na Área Médica

Unidade de Recuperação Neurológica e Cardiológica
O Hospital Espanhol inaugurou, em 29 de março de 2007, a Unidade de Recuperação Neurológica e Cardiológica (URNC), que possibilita à instituição desenvolver amplamente seu atendimento em cardiologia e neurologia de alta complexidade. São 1.110 m² de área, concluída em oito meses, gerando 200 empregos diretos. O valor do investimento superou a marca dos R$ 6 milhões. Na Bahia, é a primeira e única instituição com unidade de Stroke.

A URNC possui 25 leitos, dos quais 15 dedicados à Medicina Crítica (oito leitos de cardiologia e sete de neurologia) e 10 para internamentos clínicos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar formada por neurologistas, cardiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos treinados para monitorar e intervir com antecedência nas diversas doenças do coração e do cérebro. Além disso, terá leitos especializados para o atendimento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), sendo a primeira Unidade de Stroke (designação clínica para a rápida perda da função cerebral, devido à interrupção no suprimento sanguíneo de todo ou parte do cérebro) da Bahia, contando com neurologistas de plantão.

Centro de Hemodiálise

Entre os diferenciais oferecidos, encontra-se, também, o Centro de Hemodiálise, considerado referência no Estado. Este espaço foi o responsável pelo primeiro transplante renal da Bahia, realizando, de 1993 a 2008, 181 operações deste tipo.
Núcleo de Obesidade e Cirurgia Bariátrica
Coordenado pelo médico-cirurgião Marcelo Zollinger, o Núcleo de Obesidade de Cirurgia Bariátrica do Hospital Espanhol oferece completa infra-estrutura e segurança para atender pacientes portadores de obesidade. É formado por uma competente equipe multidisciplinar, composta por um cirurgião com experiência em cirurgia do aparelho digestivo e videolaparoscópica, endocrinologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e professor de educação física. O serviço realiza, ainda, uma reunião a cada mês, onde os candidatos ao programa são informados sobre todos os aspectos relacionados ao seu tratamento clínico, cirúrgico e nutricional, em um bate-papo com especialistas.

Emergência

A Emergência do Hospital Espanhol é considerada, atualmente, uma das melhores e maiores da Bahia, com serviços de referência em cardiologia, neurologia e clínica geral. Conta com 30 leitos, divididos em alas de unidade para dor torácica, observação geral e isolamento para pacientes com diagnóstico de doença infecciosa, quatro consultórios e um centro cirúrgico. É a única Emergência do Estado a possuir aparelho de raio X, ultra-sonografia e um tomógrafo multíplice de dois canais exclusivos do serviço. A estrutura é equipada, ainda, com aparelhos de tecnologia avançada para monitoramento, farmácia satélite. Os profissionais são treinados e especializados para prestar atendimento ágil e eficiente.

Centro Médico

Operando em sistema de atendimento clínico, o Centro Médico do Hospital Espanhol realiza consultas em 26 especialidades, como: angiologia, cirurgia plástica, hepatologia, neurocirurgia, oftalmologia, ortopedia, pneumologia, proctologia, odontologia, dermatologia, mastologia entre outras. Totalmente climatizado, este espaço foi recentemente reformado para garantir mais conforto e melhor atendimento aos pacientes, enquanto um novo Centro Médico do HE está sendo construído.

O novo Centro Médico é um marco da atual gestão e a maior construção da história do Hospital Espanhol, e conta com o financiamento da ordem de 13 milhões do Banco do Nordeste. São 9.600 m² de área, onde serão disponibilizados mais de 36 consultórios, um mezanino com coffee-shop, uma agência bancária e 209 novas vagas de estacionamento rotativo. O empreendimento, que ficará pronto em 2009, será interligado ao atual prédio do HE, através de uma passarela aérea.

  • Outros Diferenciais

Serviço de Hotelaria Hospitalar – O primeiro do Nordeste
A fim de completar sua infra-estrutura modelo, o HE oferece serviços exclusivos e diferenciados, voltados a garantir o bem-estar dos pacientes e seus acompanhantes. Em 2006, a instituição inovou e criou o Serviço de Hotelaria, tornando o Espanhol o primeiro hospital do Nordeste a manter um departamento exclusivo com este objetivo. Para isso, foram reformados os apartamentos, enfermarias e corredores de acesso, visando um ambiente hospitalar mais confortável e agradável a todos. Aos pacientes internados, disponibiliza também um Cine Hospital, que consiste em uma rede de locadoras de DVDs especializada em cinematerapia. Já para os acompanhantes, o Espanhol garante acesso gratuito à Internet.
Comissões.

Visando a ética e a independência de suas atividades e pesquisas médicas, o Hospital Espanhol conta com comissões formadas por médicos e conselheiros, que monitoram a transparência e a qualidade dos seguintes segmentos: Hemoterapia; Ética Médica; Ética em Enfermagem; Ética em Pesquisa; Transplante de Órgãos; Prevenção de Acidentes de Trabalho; Revisão de Óbitos; Assessoria das Atividades da Diretoria Científica e Prontuário.

  • Prêmio e Qualidades

A Política de Qualidade do Hospital Espanhol vem gerando reconhecimento público de grande valor social para a instituição. Entre as premiações, está a placa de honra de Ordem ao Mérito Civil, concedida pelo Rei da Espanha Juan Carlos, em 2002. Ainda em 2002, o HE conquistou o Troféu Desempenho das Empresas do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (IMIC), na categoria de Melhor Empresa Médico-hospitalar da Bahia. No ano seguinte, 2003, foi premiado, pela mesma instituição, como a Melhor Empresa Médico-hospitalar do Norte e Nordeste e, em 2004, repetiu o desempenho como o Melhor do Estado. Já em 2005, o XXIX Prêmio Otero Pedrayo foi concedido à RSEB pelas quatro províncias galegas, diante do exemplo de altruísmo e fidelidade a suas origens. Em 2009, o HE recebeu o prêmio Top Of Business na categoria Saúde, por seu excelente desempenho em suas atividades.

Com relação à sua qualificação, a instituição adota um sistema de qualidade embasado no Sistema Brasileiro de Acreditação, cujo órgão responsável é a ONA - Organização Nacional de Acreditação. A ONA, formada por diversas entidades nacionais, tem como parceria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), tornando, assim, este sistema reconhecido pelo Ministério da Saúde.

btnVoltarbtnTopo
Hospital Espanhol Av. Sete de Setembro nº 4161 Barra Tel:. 3264 - 1500 Salvador / BA