menuCanto
Banco de Imagens
Boletins Médicos
Clipping
Eventos
Notícias
Publicações
Sala de Imprensa
Conselho de Administração do HE é eleito
Consultas
25/09/2007
HE inaugura Laboratório do Sono
Com a coordenação da Dra. Paloma Baiardi, o Hospital Espanhol inaugura em outubro, o Laboratório do Sono da instituição, seguindo as recomendações técnicas da Sociedade Brasileira do Sono.
fotos-polissonografia-ok.jpg
 

Com a coordenação da Dra. Paloma Baiardi, o Hospital Espanhol inaugura em outubro, o Laboratório do Sono da instituição, seguindo as recomendações técnicas da Sociedade Brasileira do Sono, para a avaliação diagnóstica dos distúrbios do sono através da Polissonografia, exame que consiste em um registro noturno assistido dos múltiplos parâmetros fisiológicos do sono. “O paciente passa a noite inteira no Laboratório do Sono, onde será monitorizado, através de sensores que geram informações sobre a eficiência e a qualidade do sono. A interpretação gráfica destes registros permite o diagnóstico dos principais distúrbios do sono”, conta. O Serviço dispõe de dois leitos com ar-condicionado e aparelho de televisão, além de modernos equipamentos.


Com a correria da vida moderna, muitas pessoas deixam de lado uma boa noite de sono, fundamental para a saúde e para o bom desempenho nas diversas atividades do dia a dia como trabalhar e estudar. Já outras pessoas dormem mal por serem portadoras de distúrbios do sono: insônia e apnéia do sono. A pneumologista, Paloma Baiardi, explica que as pessoas que não conseguem ter uma boa noite de sono apresentam durante o dia uma queda no rendimento profissional, irritabilidade, ansiedade, depressão, diminuição da memória, déficit de atenção, cansaço excessivo e sonolência.


“Os distúrbios respiratórios do sono afetam cerca de 15% da população mundial. Caracteriza-se pela população de roncadores que param de respirar durante o sono, devido à apnéia do sono. Os portadores deste distúrbio são mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, com um risco sete vezes maior de sofrerem um acidente no trânsito ou no trabalho”, alerta a médica, destacando que a obesidade, considerada uma epidemia mundial, pode ser considerada como principal fator de risco para o surgimento de apnéia do sono. “Estudos mostram que nos obesos mórbidos a sua incidência é de 12- 30 vezes maior do que na população em geral”, revela.


A Diretoria do Hospital Espanhol mais uma vez se empenha em oferecer aos seus Associados e à comunidade baiana um novo serviço de excelência.

btnVoltarbtnTopo
Hospital Espanhol Av. Sete de Setembro nº 4161 Barra Tel:. 3264 - 1500 Salvador / BA